Midnight Sun

05-08-2010 15:43

 

 

Sol da meia-noite

 

Midnight Sun é a versão de Crespúsculo da perspectiva do atormentado Edward Cullen
Divulgação
"Midnight Sun" seria a versão de "Crespúsculo" da perspectiva do atormentado Edward Cullen
Enquanto estava compondo cada personagem ao longo dos quatro livros da Saga Crepúsculo, Stephenie Meyer imaginou como seria a história contada do ponto de vista dos vampiros. O que foi inicialmente um exercício para a composição dos personagens centrais da série acabou se transformando em "Midnight Sun", a versão de Crepúsculo da perspectiva de Edward Cullen."Há muito mais do seu lado da história do que há no de Bella naquele primeiro capítulo", diz Meyer em seu site oficial.

"First Sight", o primeiro capítulo de "Midnight Sun" está centrado no primeiro dia de aula de Bella na escola de Forks. Bella só sabe que um garoto lindo está olhando para ela de modo estranho. Enquanto isso, Edward está sofrendo um dos dias mais atormentados de sua longa vida: frustração por não conseguir ler os pensamentos de Bella; espanto com a reação monstruosa provocada pelo cheiro sem-igual da menina; e esforço sobre-humano (ou seria "sobre-vampiro"?), para se controlar e não pular no pescoço dela, sugando-lhe até a última gota de sangue, matando todos os alunos em plena sala de aula e denunciando a todos a sua condição de vampiro.

Meyer publicou um rascunho desse primeiro capítulo em seu site com a intenção de dar aos leitores de Crepúsculo uma maior compreensão do personagem Edward. Acabou criando uma expectativa inesperada nos seguidores da série e nas pessoas a quem confiava o manuscrito para leitura inicial. Uma dessas pessoas acabou vazando o quarto rascunho de "Midnight Sun" na Internet. Quando isso aconteceu, a história já tinha 264 páginas e 12 capítulos escritos.

Entristecida com o vazamento e a forma viral como a história se espalhara na rede, a autora decidiu interromper o projeto. "Não há como continuar agora. Escrever não é como matemática; em matemática, dois mais dois é sempre igual a quatro, não importa como está o seu humor. Com a escrita, a maneira como você se sente muda tudo. Se eu tentar escrever Midnight Sun agora, no meu atual estado mental, James provavelmente ganharia, e todos os Cullen morreriam, o que não se harmonizaria com a história original", justificou. E para evitar mais confusão, ela mesma resolveu disponibilizar o que já estava pronto de "Midnight Sun" para download em seu site. Para tristeza dos fãs de Crepúsculo, órfãos desde a última página de Amanhecer, Midnight Sun provavelmente não passará de um rascunho de livro, mas a visão de Edward de seu romance com Bella e o lado dos vampiros que não é contado na série publicada serviu para ajudar os atores a compor seus personagens nos filmes da saga. Depois de ler Midnight Sun dá para entender um pouco melhor as reações grosseiras e arredias de Edward ao sentar-se ao lado de Bella na aula de biologia, os sumiços repentinos, a paixão por carros caros e velozes, o jeitão esquisito de Jasper e a raiva de Rosalie do romance entre Bella e Edward.

Aliás, a ideia da paixão dos vampiros por carros velozes Meyer tirou de seus irmãos Jacob e Paul, ambos completamente alucinados por possantes de quatro rodas. Eles foram a inspiração e os consultores de Meyer para indicar os carros dos vampiros e dos outros personagens. Ela perguntava a eles qual era o modelo de carro que mais se parecia com o personagem e com a situação, e recebia de volta a ficha completa dos veículos, incluindo preço, potência e o tempo que eles levavam de zero a 100 km. Com a ajuda deles, Meyer incluiu nos livros:

  • a pickup Chevrolet 1953 vermelha, de Bella;
  • o Volvo prata S60R, de Edward;
  • a BMW M3 conversível, de Rosalie;
  • a Mercedez S55 AMG, de Carlisle;
  • o Jeep Wrangler, de Emmet;
  • o Ashton Martin V12 Vanquish, de Edward, para ocasiões especiais;
  • o Porsche 911 Turbo, de Alice;
  • a Ferrari F430, de Bella pós-casamento; e
  • o Volkswagen Rabbit, reformado por Jacob.